A Unipaz-sul Evoluiu

Agora somos uma certificadora e promotora de programas e práticas transpessoais

Linha do tempo

1970

A primeira Universidade Holística

Nos idos de 1970, a psicóloga francesa Monique Thonig fundou em Paris a Universidade Holística. A criação da universidade teve um papel decisivo na introdução da Psicologia Transpessoal e da Visão Holística na França e na Europa.

Monique Thoenig introduziuno cenário europeugrandes pioneiros, como Rupert Sheldrake, Beverly Silverman, N. Bammate, Stanislav Grof, Stanley Krippner, estabelecendo contatos e pontes entre estes e grandes pensadores franceses como Jean-Emile Charon, Michel Random, Basarab Nicolescu e Stephan Lupasco.

1987

Brasil: berço da Universidade Internacional da Paz

Em 1985, Jean-Yves Leloup (Reitor do Centre International de la Sainte-Baume),em reunião com Pierre e Monique, propôs a criação da Universidade Holística Internacional no lugar da Universidade de Paris. Contudo, esta Universidade se materializou apenas em 1987, em solo brasileiro, com a criação da UNIPAZ (Brasília) tendo Pierre Weilcomo reitor e Roberto Cremacomo vice-reitor.

1994

Começa a Unipaz-sul em Porto Alegre

Foi com entusiasmo e muita vontade de compartilhar a mensagem de Pierre Weil, Monique Thonieg, Jean-Yves Leloup e Roberto Crema, que Mauro Pozatti e Lúcia Torres, junto com Martha Vecchio, iniciaram em 1994 a Unipaz-sul na cidade de Porto Alegre.

No ano seguinte era inaugurada a primeira turma de Formação Holística de Base e, neste momento, Elisabeth Cruz passou a integrar o grupo. Posteriormente, criou-se uma unidade em Florianópolis e a Unipaz-sul seguiu crescendo e atuando em diferentes cidades dos três estados da região Sul, tais como Pelotas, Rio Grande e Santa Maria (RS); Faxinal dos Guedes, Chapecó, Criciúma, Tubarão e Blumenau (SC) e Francisco Beltrão (PR).Nesta caminhada, foram realizadas 25 turmas de FHB, 33 de Psicologia Transpessoal, além de 12 anos do Curso de Formação em Astrologia.

2016

A Unipaz-sul evolui para certificadora

Há alguns anos, o atual reitor, Roberto Crema, convidou os então diretores da Unipaz-sul, Mauro Pozatti e Lúcia Torres, para participar de um estudo sobre o desenvolvimento acadêmico da Unipaz. Após reflexões, construíram uma proposta para a Unipaz se posicionar enquanto certificadora da qualidade de cursos e atividades transdisciplinares e holísticas, uma vez que é a entidade brasileira e sul-americana com maior experiência nesta visão de mundo.

A partir de 2016, a Unipaz-Sul decidiu mover-se nesta direção, repassando a gestão de seus cursos e atividades para gestores locais e passando a operar como certificadora dos mesmos. Desde então, tem atuado com diferentes gestores em Porto Alegre e Rio Grande (RS), Blumenau, Faxinal dos Guedes e Tubarão(SC).

Em Porto Alegre, está operando através do TAWA - Transdisciplinaridade em Educação e Saúde, entidade que desde 2005 acolhe em sua estrutura física a Unipaz-Sul e que foi berço do Movimento Guardiães do Amanhã, que integra os grupos dos Guerreiros do Coração e os das Tendas e Clãs do Sul.

O Tawa (cujo significado no idioma incaico refere-se ao número sagrado quatro) foi criado por Mauro em 1994 para ser um centro de promoção da consciência e atividades transdisciplinares. Neste mesmo ano, Mauro e Lúcia criaram e desenvolveram os atuais movimentos Guerreiros do Coração e Tendas e Clãs do Sul voltados para homens e mulheres, respectivamente.

Todos os cursos que o Tawa oferece atualmente são de autoria de Lúcia Torres e Mauro Pozatti, mantendo a perspectiva didádico-pedagógica criada pela Unipaz.

X

Obrigado!
Em breve retornaremos seu contato.